A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) está realizando uma campanha de cadastramento de usuários de recursos hídricos nas bacias hidrográficas com o objetivo de realizar um diagnóstico mais realista da disponibilidade hídrica no Espírito Santo. Usuários que fazem captação de água para irrigação, produção, ou qualquer outro uso, devem se cadastrar nos postos de atendimento.
O cadastro é totalmente gratuito, vai contribuir para as ações de recuperação da bacia do Rio Doce e das demais bacias capixabas, e permitir à Agerh conhecer a realidade dos rios, ou seja, a quantidade de água que é utilizada e a quantidade ainda disponível para uso, agilizando e tornando mais eficiente a emissão da outorga. No ato do cadastramento, o usuário recebe um certificado que torna sua situação regular e tem validade até junho de 2019. Com o documento em mãos, produtores rurais podem apresentá-lo aos bancos e instituições financeiras para ter acesso a linhas de crédito.
Espera-se com o projeto, que tem parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), regularizar a situação de cerca de 35 mil usuários.
A campanha já foi realizada nas bacias dos rios Jucu, Santa Maria do Doce, Guandu, Itauninhas e, atualmente, está sendo acontecendo na bacia do Rio Piraquê-Açu.
Postos de cadastramento:
Região Hidrográfica do Rio Piraquê-Açu
ARACRUZ
Sindicato Rural Patronal de Aracruz
9h às 11h - 12h às 16h
Período: 07 de maio a 31 de julho de 2018
Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz
07h às 13h
Período: 07 de maio a 31 de julho de 2018
IBIRAÇU
Casa do Produtor Rural
07h às 13h
Período: 07 de maio a 31 de julho de 2018
JOÃO NEIVA
Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
07h às 11 h - 12h30 às 16h30h
Período: 07 de maio a 31 de julho de 2018