Nota de esclarecimento sobre qualidade da água

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante dos questionamentos que estão circulando nas redes sociais, colocando em dúvida a qualidade da água no Município  de Ibiraçu/ES, o SAAE vem a público prestar esclarecimentos.

Inicialmente, cumpre esclarecer que o SAAE é fiscalizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (ARIES), que substituiu o ente regulador do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES) e pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), que atuam em conjunto com o SAAE para assegurar a qualidade no tratamento e garantir a potabilidade da água distribuída para a população, seguindo rigorosamente o padrão estabelecido pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sede necessita de reparos estruturais e de modernização, para os quais o SAAE busca recursos a  fim de que possam ser implementadas tais melhorias. Todavia, não há o comprometimento da potabilidade da água, conforme os parâmetros legais de análises.

Diante disso, buscamos tranquilizar a população assegurando que a água distribuída está própria para consumo humano. Esclarecemos, ainda, que as análises realizadas pelo SAAE são divulgadas mensalmente, de forma transparente, na própria fatura de consumo (conta de água), contendo as informações sobre o período e o resultado das análises, conforme exemplificado a seguir:

Com objetivo de reforçar, ainda mais, a qualidade da água distribuída, foi solicitada em 30 de junho de 2022 uma nova análise ao CISABES, que engloba a água bruta e a água tratada, cujos resultados comprovam a atual regularidade do tratamento. Confira o Relatório de Ensaio Análises Fisico-Químicas clicando no link.

Finalmente, destacamos que o SAAE está à disposição da população para responder quaisquer questionamentos, sobretudo com o fim de evitar que sejam criados alardes e tumultos sem fundamentos, o que, inclusive, pode caracterizar infração penal (art. 41 do Decreto-Lei n. 3.688/1941).

Além dos canais oficiais do SAAE, reclamações e sugestões podem ser feitas à Agência Reguladora através da Ouvidoria.

Ibiraçu/ES, 01 de julho de 2022.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ibiraçu/ES.

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de julho de 2022

SAAE Ibiraçu/ESENDEREÇO:

Rua Daniel Comboni, 155, Centro - Ibiraçu / ES - Cep 29.670-000

SAAE Ibiraçu/ESATENDIMENTO:

(27) 99766-0950 / 3257-1250

atendimento@saaeibiracu.com.br

SAAE Ibiraçu/ESHORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a sexta-feira: das 7h30m às 11h
            e das 12h às 14h

Copyright © SAAE Ibiraçu. Todos os direitos reservados.
SAAE Ibiraçu/ES